A Misericórdia Obra da Figueira homenageou, na quarta-feira (20), Manuel Castelo Branco, em sinal de simpatia e gratidão, pela sua contribuição para a cooperação com a instituição, uma relação que remonta ao tempo em que presidia ao ISCAC. A assinatura recente de um protocolo de colaboração com o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) veio consolidar esta parceria.
A cerimónia contou com a presença de cerca de 40 pessoas, que se reuniram num almoço de confraternização em honra de Manuel Castelo Branco, que acaba de assumir a presidência do Conselho de Gestão do ISMT, em Coimbra. A tarefa que tem pela frente não é fácil, mas o novo presidente revelou que o seu objectivo principal será “consolidar a excelência dos cursos oferecidos pelo instituto”.
Após a formalização do protocolo de cooperação entre a Misericórdia Obra da Figueira e o ISMT, o provedor Joaquim de Sousa enalteceu a amizade e a capacidade de diálogo de Manuel Castelo Branco, sublinhando que a homenagem se deve, sobretudo, ao seu trabalho e ao seu carácter.
João Nuno Calvão da Silva, vice-Reitor da Universidade de Coimbra, também se juntou à celebração, destacando o vínculo de amizade e a gratidão que o homenageado transmite para com todos.
Emocionado, Manuel Castelo Branco agradeceu a homenagem, mas fez questão de enfatizar que a gratidão deveria ser dirigida à Misericórdia Obra da Figueira e a Joaquim de Sousa pelo trabalho altruísta que realizam em prol dos mais necessitados. Recordou, ainda, a amizade que o une a Joaquim de Sousa, mencionando que foi Joaquim Gil quem os ligou.
O novo presidente do ISMT referiu-se também ao seu percurso de vida, destacando-se pela sorte de ter encontrado Joaquim de Sousa e pela fortuna de ter uma família e amigos ao seu lado.
Manuel Castelo Branco possui um currículo vasto. É mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é também advogado, professor e ex-presidente da Coimbra Business School – ISCAC. Actualmente, além de presidir ao ISMT, integra diversos órgãos de gestão e conselhos de instituições, como o Ginásio Figueirense e a Fundação ADFP.
In Campeão das Provincias 21.11.2024